Seja o primeiro a comentar esse post.

Gostou, não gostou... deixe seu comentário.

11 de out. de 2011

PARALELO ENTRE O ATLETA E O CRISTÃO

Espaço Radical Teen ...

 SÓ PARA MENINOS 




A vida de um atleta apresenta certas peculiaridades que podem ser contextualizadas na vida do cristão. O apóstolo Paulo comparou a vida do cristão com a vida de um soldado e, também, com a vida de um atleta ( II Tm. 02.05). Abaixo, poderemos detalhar os vários aspectos de um atleta, que deveriam ser vistos, paralelamente, em um cristão:

PARA O ATLETA, SEU ESPORTE É O MOTIVO PRINCIPAL DE SUA VIDA.

 Assim como o esporte é importante para o atleta, o Sr. Jesus Cristo é o que há de mais importante na vida de um cristão autêntico.

“Logo, já não sou em quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim” (Gal. 02.20)

“Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro”(Fp.01.21)

O ATLETA VIVE INTENSAMENTE O ESPORTE, COM TODAS AS SUAS FORÇAS.

A vibração que o atleta aplica a seu esporte, deveria ser a mesma do cristão, para com as coisas do Reino de Deus.

“Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força”(Mc.12.30)

“No zelo não sejais remissos; sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor”       ( Rm. 12.11)

O ATLETA JAMAIS ENTRA NUMA COMPETIÇÃO ACHANDO QUE PERDEU.

O cristão sabe que as lutas dessa vida são passageiras. A verdadeira vitória consiste na vida eterna que foi-nos dada, através do Senhor Jesus. Não importam as lutas, o cristão verdadeiro sabe que é vencedor.

“Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens” ( I Co 15.19)

 “ Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é em vão” (I Co 15.57-58)


 “Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento” (II Co02.14)

“Tudo posso naquele que me fortalece” (Fl 04.13)


O ATLETA CONHECE BEM O SEU ESPORTE E BUSCA DOMINÁ-LO COM PERFEIÇÃO.
       
        O cristão tem o dever de conhecer a Deus. E esse conhecimento vem pela leitura diária da Palavra. Sem isso, é impossível agradar a Deus e conseguir ter uma vida de vitória em Sua Presença.

“Não provém o vosso erro de não conhecerdes as Escrituras, nem o poder de Deus?” (Mc 12.24)
                                  
“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” ( 2 Tm.2.15)


O VERDADEIRO ATLETA VIVE RODEADO DE OUTROS ATLETAS, ELES SÃO SEUS MELHORES AMIGOS.
           
            O cristão não pode misturar-se aos filhos das trevas e ser mais um deles. O cristão é separado e, como tal, deve unir-se a outros cristãos. Cristãos falam a mesma língua, têm o mesmo objetivo, lutam as mesmas batalhas.

“Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? Que harmonia entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo?” ( 2 Co 06:14-15)

“Rogo-vos, irmãos, pelo nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma cousa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer” (1 Co 01.10)

O VERDADEIRO ATLETA ABRE MÃO DE QUALQUER COISA QUE PREJUDIQUE SUA CONCENTRAÇÃO.
                       
            Todas as coisas, que venham a prejudicar a vida espiritual, devem ser evitadas e abominadas pelo cristão.
                       
“ Quem ama a sua vida, perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo, preservá-la-á para a vida eterna” (Jo 12.25)
                       
“Porque se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis.Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus”( Rm 8:13-14)

“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas” (I Co 06:12)

“Mas a impudicícia e toda sorte de impurezas ou cobiça nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos; nem conversação torpe, nem palavras vãs ou chocarrices, coisas essas inconvenientes; antes, pelo contrário, ações de graças” ( Ef. 05: 03-04)

“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso que ocupe o vosso pensamento” ( Fl. 04:08)

“ Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome sua cruz e siga-me” (Mc 08:34).

O ATLETA, MUITAS VEZES, É MAL COMPREENDIDO POR SEUS FAMILIARES E DEMAIS PESSOAS, POR QUE VIVE UMA VIDA RESGUARDADA.
                       
            O cristão, em sua rotina diária, distingue-se dos filhos das trevas. Ele, muitas vezes, é incompreendido e até perseguido por isso.

“Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou mulher ou irmãos, ou pais, ou filhos, por causa do reino de Deus, que não receba, muitas vezes mais e , no mundo por vir, a vida eterna” ( Lc 18:29-30)

 O ATLETA É SEMPRE DIURNO. NÃO EXISTEM BADALAÇÕES PARA ELE À NOITE.
                       
            O cristão é filho da Luz e deve viver em torno Dela. Cristo é a nossa Luz e tudo o que diz respeito a Ele, também diz respeito a nós. Da mesma forma, tudo o que diz respeito às trevas, deve ser abominável ao cristão.

“Repara, pois, que a luz que há em ti não sejam trevas” (Lc. 11:35)
           
“A vida estava Nele e a vida era aluz dos homens” ( Jo 01:04)

“Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem arguidas as suas obras. Quem pratica a verdade aproxima-se da luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque feitas em Deus” (Jo 03:20-21).

“Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida”(Jo 08:12)

“Porquanto vós todos sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite, nem das trevas. Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios. Ora os que dormem, dormem de noite, e os que se embriagam é de noite que se embriagam. Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé e do amor e tomando como capacete a esperança da salvação” ( I Ts 05:05-08)

O ATLETA CUIDA RIGOROSAMENTE DA ALIMENTAÇÃO.
                  
         O cristão deve estar atento ao que “ingere” espiritualmente. Falsas doutrinas e ensinamentos liberais podem levar à morte espiritual.

“A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar sua obra” (Jo 04:34)
           
“Abstende-vos de toda forma de mal” ( I Ts 05:22)

O ATLETA TEM CUIDADO COM OS REMÉDIOS QUE TOMA, PARA EVITAR O DOOPPING E NÃO SER PREJUDICADO NAS COMPETIÇÕES.
                       
            O cristão tem que ter cuidado até mesmo com o que acontece dentro das Igrejas. Muitos modismos podem entrar na Igreja, com a falsa idéia de modernizar ou tornar o evangelho mais simpático aos de fora, mas ao final, resulta em prejuízo ao seu crescimento espiritual. Nem tudo o que parece bom e proveitoso é, realmente, bom. Tudo deve ser analisado à luz da Bíblia.

“ Acautelai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia” (Lc 12:12)

O ATLETA SEMPRE BUSCA MELHORAR CADA VEZ MAIS, SE SUPERAR.
                       
            O cristão sabe que só será perfeito na eternidade, mas isso não é motivo para não tentar crescer espiritualmente. A nossa busca deve ser parecer cada vez mais com o nosso Senhor Jesus Cristo, a imagem da verdadeira perfeição.
                       
“Desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor” ( Fl 02:12)

“ Não te faças negligente para com o dom que há em ti”(I Tm 04:14a)
                       
“ Medita estas coisas e nelas sê diligente, para que o teu progresso seja a todos manifesto” (I Tm 04:15)

O ATLETA JAMAIS DESISTE, APESAR DAS DIFICULDADES.
                  
         O cristão, obrigatoriamente, enfrentará lutas. Lutas contra Satanás, contra o mundo e contra sua própria carne, mas isso não é motivo para desistir. O verdadeiro cristão não desiste nunca. As pedras que lhe são atiradas, servem de apoio para chegar mais alto.
                       
“Sereis odiados de todos por causa do meu nome; aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo” (Mc 13:13)
                       
“Até a presente hora, sofremos fome e sede, e nudez; e somos esbofeteados, e não temos morada certa, e nos afadigamos, trabalhando com as nossas próprias mãos. Quando somos injuriados, bendizemos; quando perseguidos, suportamos; quando caluniados, procuramos conciliação; até agora, temos chegado a ser considerados lixo do mundo, escória de todos” (I Co04:11-13)

“Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos” ( 2 Co. 04:08-09).

“ ...mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” ( Fl 03:13-14)

O ATLETA FAZ COISAS QUE OUTRAS PESSOAS COMUNS NÃO SÃO CAPAZES DE FAZER.
                       
            O cristão deve ter uma postura capaz de ir contra o entendimento humano. O cristão não age como todos os demais homens, mas sua atitude em relação às situações que surgem, requer um esforço, muitas vezes, fenomenal.
           
“Se amais os que vos amam, qual é a vossa recompensa? Porque até os pecadores amam aos que os amam. Se fizerdes o bem aos que vos fazem o bem, qual é a vossa recompensa? Até os pecadores fazem isso. E, se emprestais àqueles de quem esperais receber, qual é a vossa recompensa? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para receberem outro tanto. Amai, porém, os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem esperar nenhuma paga; será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo. Pois ele é benigno até para com os ingratos e maus” ( Lc 06:32-35)

O ATLETA HONRA OS OUTROS ATLETAS QUE FORAM VENCEDORES E SE INSPIRA NELES.
                       
            O cristão ao olhar para um outro cristão autêntico, não deve invejá-lo ou desejar que ele venha a cair espiritualmente, a fim de ser melhor do que ele, mas, ao contrário, deve honrá-lo e utilizá-lo como inspiração pessoal.
                       
“Recebei-o, pois, no Senhor, com toda a alegria, e honrai sempre a homens como esse; visto que, por causa da obra de Cristo, chegou ele às portas da morte e se dispôs a dar a própria vida, para suprir a vossa carência de socorro para comigo” (Fp 02:29-30)

O ATLETA NÃO VISA EM PRIMEIRO LUGAR, O DINHEIRO, MAS A VITÓRIA.
                       
            O cristão deve saber que tudo aqui é temporário. Definitivo é a vida eterna que teremos com o nosso Senhor. A nossa busca não deve ser o ganho das coisas terrenas, mas da coisas eternas.
                       
“Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que subsiste para a vida eterna”    ( Jo 06:27a)

“Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores”            ( I Tm 06:09-10)

O ATLETA DESEJA QUE OUTROS O CONHEÇAM, DESEJA SER RECONHECIDO NO MUNDO COMO UM EXCELENTE ATLETA.
               
        O cristão deve ter no coração o desejo que as outras pessoas saibam que ele é um cristão autêntico.

“Assim, pois, importa que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus” ( I Co 04:01)

“Vivei, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo, para que, ou indo ver-vos ou estando ausente , ouça, no tocante a vós outros, que estais firmes em um só espírito, com uma só alma, lutando juntos pela fé evangélica”( Fl 01:27)

“Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora, aproveitai as oportunidades” (Cl 04:05)

O ATLETA BUSCA SER INSPIRAÇÃO PARA OUTROS ATLETAS.
                       
            O cristão deve ter sempre cuidado em relação à sua imagem, tanto para os de fora, como para os da família da fé. Ele deve buscar ser exemplo, para os outros, de como ser um servo fiel do Deus Altíssimo.

“Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo” (I Co 11:01)

O ATLETA NÃO TREINA ALEATORIAMENTE, MAS SEGUE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO BEM DEFINIDO.
                  
         O cristão obedece regras, não age de acordo com a sua própria consciência, pois a consciência do homem é falha e pode levá-lo a enganos. O cristão age de acordo com o ensinamento do Senhor. Em todas as situações, ele tem uma forma de conduta dada por Deus.
                       
“Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado” (I Co 09:24-27).

O ATLETA NÃO SE INTIMIDA COM OS CONCORRENTES.
                       
            O cristão sabe que Deus é Quem luta por ele, então, não deve temer o adversário. O cristão não teme más notícias e não se abala diante de situações que parecem derrotá-lo, pois sabe que é mais do que vencedor em Cristo.
                       
“ Visto que andamos por fé e não pelo que vemos” (2Co 5:07)

“ Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo , o nosso homem interior se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nóes eterno peso de glória, acima de toda comparação, não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais,e as que se não vêem são eternas” ( 2 Co 04:16-18)

O ATLETA SEMPRE TEM MARCAS NO SEU CORPO, CAUSADAS PELO ESPORTE QUE PRATICA.

            O cristão é marcado pela vida com Cristo. Tudo nele revela sua comunhão com Deus.
                       
“ Eu trago no corpo as marcas de Jesus” ( Gl 06.17)


Fonte: Comunidadecristalogos

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...