Seja o primeiro a comentar esse post.

Gostou, não gostou... deixe seu comentário.

4 de nov. de 2011

um post para refletir

De vez em quando ponho para você que se liga no ESPAÇO, textos legais que encontro na net.
Só que hoje, para esse primeiro post de novembro, resolvi mudar. E me lançar o desafio de postar textos feitos pela própria redação aqui do ESPAÇO.




Hoje,
Quero que você compartilhe comigo o trecho da Bíblia que está em Romanos 10.13-17
Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?
E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas.
Mas nem todos têm obedecido ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem creu na nossa pregação?
De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. 



O primeiro fato destacado no texto é que a fé é a razão da existência do cristianismo, aqui representada pelo "invocar", e repetida em conjunto a ação de "ouvir pela Palavra de Deus". Mas o que vem a ser fé? Fé, segundo a Carta aos Hebreus, capitulo 11 e versículo 1°, "é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem."
É essa a fé que Deus quer ver fluir nas nossas orações, na nossa vida diária.


Ao mesmo tempo que questiona, Paulo responde as suas indagações, dizendo que "todo aquele, que, invocar o nome do Senhor será salvo", veja bem não seria, no futuro, nem foi no passado, será, hoje, agora no momento em que se está falando., a salvação é pra você, e isso o texto deixa bem claro, "será salvo", no presente.
Essa salvação ela exige alguns pré-requisitos de sua parte (mesmo ela sendo para você):
  • Você precisa invocar, ai com o sentido de chamar, com urgência;
  • É necessária a renuncia, representada no texto pelo "obedecer";
  • Tem que dar lugar, ocasião para que a fé venha a surgir;
  • E por último ouvir, ai com o sentido de reter a informação (a Bíblia) através da fé.
Se Paulo, parasse por ai,ficariam perguntas e questionamentos no leitor, só que ele faz uma inovação no texto, perguntas que são respostas. Quem é o sujeito da ação, não é mais apenas o apóstolo, agora o leitor, passa a ser, sujeito, quando passa a ser questionado e desafiado, a pensar no prisma da fé, na salvação do seu semelhante.

E você o que tem feito? As perguntas de Paulo, são perguntas de Deus para nós, os crentes da pós-modernidade. Que temos vivido, em meio a um pentecostalismo hodierno. A sociedade, preconizada como do conhecimento, mais que demonstra, não ter o conhecimento mais humano de todos, o de Deus. Que não tem provado, do amor em sua expressão suprema, Deus.
Fé, invocação e ouvidos dispostos a ouvir, são atitudes necessárias no nosso tempo. Mais procurar responder e praticar as perguntas de Paulo, são atitudes necessárias ao nosso tempo.

Abração"!

A gente se vê.

Samuel Moreira (o" lindo)

rsrsrs, até. 

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...